É comum a gente sonhar, eu sei, quando vem o entardecer
Pois eu também dei de sonhar um sonho lindo de morrer
Vejo um berço e nele eu me debruçar com o pranto a me correr
E assim chorando acalentar o filho que eu quero ter
Dorme, meu pequenininho, dorme que a noite já vem
(...)
(Composição: Toquinho/ Vinicius de Moraes)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

E os parentes nesta história?

Um assunto muito delicado, mas que deve ser pensado com antecedência é o relacionamento com os parentes, tanto da futura mamãe como do marido. Muitas vezes não pensamos nisso e acabamos nos deparando com briguinhas e aborrecimentos. Separei alguns pontos importantes que podem evitar problemas deste tipo:

1 - Converse antes com o seu marido sobre a expectativa de cada um. Questão de visitas, de conselhos que deverão ser escutados, de horário de visitas, etc. Desta forma não haverá surpresa entre vocês. Já deixe combinado.
2 - Tentem conversar com os pais. Os pais e sogros tendem a querer aconselhar e participar intensamente, senão é de seu interesse, comente que quer aproveitar esta experiência também um pouco sozinho.
3 - Evite dar preferências. Isso pode gerar competição. Se os seus pais verem que o bebê tem mais fotos com os sogros e vice versa, pode-se gerar problemas. Isso conta para visitas, presentes, comentários...
4 - Senão quer receber conselhos, pelo menos os escute. Respeite sempre a opinião dos outros e a experiência que podem passar. Não precisa seguir as coisas que dizem, mas mostre que está escutando. Às vezes, debater certos assuntos não leva a nada.
5 - Se o problema for com os sogros, nada de arrumar briga. Mostre para o seu marido que a situação está saindo do combinado e deixe que ele mesmo resolva o problema. É muito mais fácil ele conversar com os próprios pais.
6 - Se precisar ficar com pessoas na sua casa para ajudar, agradeça sempre. Nada de "explorar" as pessoas. Ninguém gosta de ser "explorado". Nem os novos avós.

São apenas algumas dicas, portanto, nada de intrigas neste momento. É um período maravilhoso para a família e deverá ser assim. Mostre ao seu marido que ele precisa ser seu companheiro. Desta forma, tudo dará certo.
Mais dicas no livro "Casamento à prova de bebês", já comentado aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário