Você sabia que a vitamina C é muito importante na gestação?
Estudo levanta a hipótese de que a falta de vitamina C na gravidez, bem mais comum do que você imagina, poderia interferir no desenvolvimento cognitivo do bebê. Então, para que arriscar?
Na barriga da mãe, o cérebro do feto se desenvolve em um ritmo muito acelerado e isso produz, sem querer, uma série moléculas de radicais livres. Elas, por sua vez, precisam sair de cena – ou atrapalham um bocado. A vitamina C, fornecida pela mãe, age nessa hora, neutralizando os tais radicais, deixando o sistema nervoso sem obstáculos para alcançar seu potencial máximo. O mesmo fenômeno pode acontecer no recém-nascido. Nele, o cérebro continua se desenvolvendo em pleno vapor e precisando da vitamina – fornecida por tabela pelo leite materno – para se livrar dos radicais em excesso.
Mulheres, em geral, deveriam consumir 75 mg de vitamina C todo dia. Se estão grávidas, então, nem se fala... Para elas, o certo é somar mais 10 mg, ou seja, consumir 85 mg do nutriente diariamente. Quando o bebê nasce e começa a ser amamentado no peito, o consumo da mãe precisa subir ainda mais: a recomendação oficial passa a ser 100 mg diários.
“As frutas devem ser consumidas frescas e as verduras ricas nesse nutriente devem ser cozidas preferencialmente no vapor ou com pouca água”, ensina Denise Samari.
Que tal verificar com o seu médico?
Nenhum comentário:
Postar um comentário